Para uma melhor experiência

Sugiro instalar dois aplicativos que podem facilitar o aprendizado. Na guia ‘Downloads’, no menu principal.

No decorrer do aprendizado, se familiarize com esses apps no seu tempo, no seu passo.

Estes dois softwares, a Tambura Eletrônica e o Piano Virtual, indicados aqui, soam as frequências absolutas utilizadas na música.

A Tambura produz o ambiente sonoro no qual os Intervalos podem ser mais facilmente familiarizados, e o piano virtual permite que se experimente estes sons frequências direto no teclado do computador, sem que você precise saber tocar um instrumento.

Fiz um vídeo detalhando como fazer o download e a instalação.

 

Vídeo de instalação dos aplicativos

Dê o play para ouvir a tambura.

Informações vitais

Anexos

O site conta com a guia ‘Anexos’ que contém textos e tabelas para consulta constante. Deve-se voltar sempre ali para relembrar a ordem das notas, os símbolos, os nomes de símbolos, enfim.

Abaixo, sugiro alguns passos que podem facilitar a imersão nessa matéria de alta sensibilidade que é o Ouvir e o Expressar-se musicalmente.

Como preparar o seu ambiente externo e interno para se dedicar à música divina.

Ambiente adequado

Uma cerimônia simples é sugerida para se praticar. Na medida em que o aprendiz testemunha a inspiração musical, advinda da Presença e da Graça, mais e mais a confiança e o contentamento o abençoam.

Vela

A chama representa o espírito, que levita para o zênite celestial.

A chama levita.

Água

Representa o corpo, e se dirige gravidamente ao centro da Terra.

A água gravita.

Assento do músico

O tecido de linho, algodão ou seda ancora a energia da Presença, conserva a energia do praticante, e se alinha com a sua aura, de modo a fortalecê-la.

A cada vez que é usado, mais e mais rápido, o músico acessará um campo expansivo de contentamento.

O tecido ancora sua energia.

O tecido é um objeto de uso pessoal. É recomendado que apenas o seu dono o manuseie.

O tapete mágico

O tecido de forrar é uma ferramenta arcaica de empoderamento cujos segredos se perderam ao longo do tempo. De sua existência restam apenas estórias, que nos remetem até ao tapete voador lendário.

Fazendo música

A cerimônia nos ajuda a criarmos um espaço de nutrição e contentamento, não só para a prática da técnica, mas para uma conexão real com o Eu Divino em em si mesmo.

Conexão com o Divino

Na preparação do ambiente, a vela é acesa, e a água é colocada na jarra. Ela será magnetizada no campo quântico do ensaio, e será ingerida após a experiência. A energia criada alcançará os recônditos mais íntimos do músico meditador.

Soa a tambura, o OM entoado junto, na mesma frequência, em uníssono, a magia musical meditativa.

Agora é acionar a chave que sintoniza o praticante com a sua inteligência suprema, invocando a imagem de Saraswati.

Tambura

A tambura materializa o som da Unidade, composto das notas Yin e Yang de uma hipotética onda. A Quinta Áurea. Essa soar facilita que reconheçamos com mais intimidade as notas do alfabeto universal da música.

O som sereno da tambura eletrônica soando o ‘OM’, a onda modelo, facilita imensamente que entremos em comunhão com o presente momento. Escolhemos o ‘tom’ necessário para a prática dentre as notas absolutas da existência. O símbolo # indica as notas que estão entre as principais.

Para baixar o aplicativo em seu dispositivo, visite o link ‘Utilidades virtuais’, passando o mouse na aba ‘Downloads’ do menu do site.

Imagem do aplicativo recomendado

Sânscrito

Nos Vedas, a escritura mais antiga, se percebe que existiu um tempo em que havia só uma língua, uma cultura global na Terra. Essa língua é o sânscrito, que significa etimologicamente ‘língua sagrada’. (Houaiss, 2009)

Nos Vedas, a escritura mais antiga, se percebe que existiu um tempo em que havia só uma língua, apenas uma civilização humana na Terra. Essa língua é o sânscrito, que significa etimologicamente ‘língua sagrada’. (Houaiss, 2009)

Do sânscrito são utilizadas aqui as sílabas saregama, para entoar os sons musicais da vida, bem como os mantras. Mais adiante, se verá por que saregama, e não dó-ré-mi, por exemplo. (dó-dó#-ré-ré#-mi-fá-fá#-sol-sol#-lá-lá#-si-dó)

O mantra de Saraswati, a divindade do Panteão Védico protetora das ciências e das artes, é muito utilizado por religiosos e outros mestres. A Deusa Saraswati representa a própria Inteligência Divina no âmago de tudo. Invocá-la não significa invocar uma entidade externa à consciência, mas aquilo que dentro da consciência ordena, embeleza e dá forma à vida. Com a ambiência preparada, o aprendiz canta o mantra para despertar a sua Saraswati pessoal, que poderá remodelar a sua musicalidade e Vida.

A abordagem meramente intelectual não permite a conexão total da pessoa consigo mesma, do aprendiz com o Ser Divino que o habita. Para que o Ser floresça na vida da pessoa, é necessária a totalidade na entrega, que pode ser acessada ao se invocar a Presença e a Inteligência Suprema. É esta inteligência que poderá guiar o músico meditador ao seu florescimento pessoal.

Saraswati mantra

Como acessar a própria sabedoria? O aspecto da consciência que dá forma à criação é personificada na Deusa das Artes e do Conhecimento no Panteão Védico. Vamos recorrer a Ela, Saraswati.

Om Aim Saraswatiey Namaha

O mantra de Saraswati

Om
Saúdo Saraswati e n’Ela me aconchego reverente

 

Saudações a Saraswati, a Deusa da música, da poesia, das artes, da educação, do aprendizado e da oratória. Este mantra nos abre para a educação, o aprendizado e o mundo artístico da música e da poesia. Quando você se acha envolto em lágrimas ao ouvir uma peça musical, ou tocado pelas palavras de grandes mestres e sábios, você está na presença de Saraswati. Presenteamos este mantra às crianças para que elas possam aprender prazerosamente as maravilhas deste infindável mistério que é a Vida.

Ma Deva Premal

CD Mantras for Life

Objeto de estudo

A unidade é o modelo Mãe dos fractais.
Pode ser representada por um círculo e suas partes essenciais.

As partes da onda primordial, os intervalos, formam o que se concebe como um alfabeto sonoro.

A unidade, o Um, OM, círculo primordial, contém as proporções divinas. A unidade é chamada de oitava por Pitágoras, e de trezena, pelas civilizações pré-diluvianas. Oitava e trezena são duas abordagens para uma única realidade vibracional.

As cores na imagem destacam as notas convencionadas ‘naturais‘, que formam a escala natural, objeto do estudo das fases 1 e 2 da sensibilização proposta.

A prática deste alfabeto é o nosso objeto de estudo.

Importante

A maioria das pessoas possui a capacidade natural de interagir com os sons e os ritmos. Há entretanto aquelas cujas sinapses não se completam plenamente e sentem enorme dificuldade em interagir com os sons e ritmos que percebem. Talvez precisem, por isso, recorrer a algum método diferenciado de aprendizado da arte musical.

Arun

Instrutor, Sensibilização Musical On-Line

As primeiras oito horas

Preciso de sua ESCUTA.

Prepare-se antes de dar o play em cada vídeo.

Procure se acalmar.
Concentre a sua energia.

Feche os olhos por um momento.
Respire.

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